register tkb
|
login
please enter your e-mail and password

BIOGRAPHY

BIOGRAPHY

Carlota Lagido, Lisboa, 1965

 

Bailarina, coreógrafa, figurinista. O seu trabalho como performer e coreógrafa tem características multidisciplinares. Aborda temáticas relativas a questões de identidade e contextos auto-biográficos. O trabalho em vídeo é um elemento fundamental nos seus projectos. De 1998 a 2014 criou LILITH (Black-box CCB, 1998), HISTÓRIAS QUE A MINHA MÃE NUNCA ME CONTOU (Festival X, 2000), NOTFORGETNOTFORGIVE, (Eira, T. Carlos Alberto, Museu Berardo-1999-2009), DISNASTIDOG, em colaboração com Vitor Rua e João Galante ( FestivalX, Lux, Danças na Cidade,2001), BB e BB2 ( ACARTE, Eira/ Serralves em Festa 2004), UGLY (Eira/Citemor/Temps d’Images MC/IA, 2003), SELF-UM AUTORETRATO EM 39 PARTES (Eira/Casa d’os dias da Água/MC/IA, 2004), MONSTER (Eira,2009), THE IMPORTANCE OF NOTHING (Pogo Teatro, Festival SuperStereo, Teatro Maria Matos, 2012), A ROOM FULL OF DIRT, em colaboração com Miguel Bonneville (Temps d'Images, FCG, Negócio/ZDB, 2013), RO.GER (Temps d'Images, Mala Voadora, 2014). Em 2015 dirigiu a peça de teatro HOTEL FLAMINGO, a convite da Propositário Azul. Em 2016 criou 50 TONELADAS (Gaivotas6, Temps d'Images Lisboa 15, DGARTES). Trabalhou com intérpretes e colaboradores criativos e nas suas peças, como Francisco Camacho, Miguel Bonneville, Sara Vaz, Abraham Hurtado, Rita Só, Bárbara Lagido, João Galante, Leonor Keil, Pedro Santiago Cal, Tânia Carvalho, Mariana Tengner Barros, André Uerba, Tiago Vieira, Tiago Cadete, Fernando Fadigas, Rui Viana Pereira, Antoine Pimentel, entre outros. Dançou com Francisco Camacho de 1987 a 2012, interpretando as suas peças mais emblemáticas. Trabalhou com Meg Stuart e Joana Providencia no início dos anos 90 e com Tiago Cadete em 2014. Faz design de figurinos e cenografia para espectáculos de dança e teatro, desde 1989. Colaborou com Vera Mantero, Lucia Sigalho, Francisco Camacho, Paula Castro, Filipa Francisco, Meg Stuart, Clara Andermatt, Amélia Bentes, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, João Galante, Nuno M. Cardoso, Aldara Bizarro, Teresa Sobral, Companhia Inestética, Tiago Cadete, Raquel André e Rui Catalão . Foi assistente de guarda-roupa em vários filmes publicitários entre 2004 e 2006. Fez o primeiro ano do Curso de Mestrado de Teatro, na especialização de Design de Cena na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa-2011/2013. Orienta regularmente workshops de pesquisa coreográfica e design de cena. Foi artista associada da Eira de 2003 a 2011. Foi artista residente da Companhia Olga Roriz em 2015. É co-fundadora com Antoine Pimentel do espaço O LUGAR DO MEIO-centro de criação e experimentação artística do Bomvelho, em Condeixa.

 

Lagido’s work as a choreographer has a multidisciplinary approach in which she addresses issues related to Identity and biography. One recurrent theme is the idea of a body in constant breakdown. The presence of video has also been a medium she strongly explores. Her most significative works- notforgetnotforgiveSelf-um auto-retrato em 39 partesUglyMonsterRO.GER and 50 Toneladas. She co-directed works with Francisco Camacho, João Galante and  Miguel Bonneville such as Sporting DecadanceDisnastidog and A room full of dirt.   

Carlota Lagido started her career as a dancer at the Lisbon Dance Company in 1987, where she worked with Mark Haim and Rui Horta. From her wide experience as a dancer, she stands out the work and close collaboration with Francisco Camacho (with whom she worked from 1989 to 2011 and  Joana Providência. She worked with Meg Stuart in 1992. Since 1989, she also has been working as a costume designer for dance and theatre pieces of Vera Mantero, Meg Stuart, Francisco Camacho, João Fiadeiro, Lucia Sigalho, Filipa Francisco, Clara Andermatt, João Galante, Nuno M. Cardoso, Margarida Mestre, Aldara Bizarro, Paulo Ribeiro, Amélia Bentes, among others. In 1979, she started her training in dance with Margarida de Abreu. In 1981 she joined the Ballet Gulbenkian’s training program. In 1984 she travelled to New York to study classic and contemporary dance techniques at Peridance Center and Steps Studio. She also studied drawing at the New York Academy of Arts. She was enrolled at the Theatre’s Master in Stage Design at the Lisbon Theatre and Cinema High School.

Today she co-directs with Antoine Pimentel an artistic residences place called O Lugar do Meio in the country side near Coimbra.    



 

Image File: