
"A memória é como um cão que se deita onde lhe apetece."
Clara Andermatt e Marco Martins criaram Durações de um minuto. Neste espectáculo, em que se incluem actores, bailarinos e músicos de diferentes formações e idades, pensa-se e trabalha-se o tempo. O tempo como é vivido e experienciado. O palco transforma-se em cápsula, espaço isolado onde se perdem as referências temporais e onde, por essa mesma razão, o tempo se alarga e encolhe conforme cada um dos personagens o vive; um espaço onde se fazem experiências sobre o tempo e com o tempo.
O desafio de Jorge Salavisa dirigido aos dois criadores surgiu no sentido de cruzar áreas e experiências.
Clara Andermatt e Marco Martins fizeram de Durações de um minuto um trabalho misto. Não é dança nem é imagem, são os olhares contaminados de uma coreógrafa e de um cineasta sobre uma temática comum. A escolha do ‘tempo’ como mote para o trabalho a desenvolver, surge de uma notícia de primeira página. Após o terramoto no Chile em Fevereiro de 2010 lia-se o seguinte cabeçalho: O eixo da terra deslocou-se e os nossos dias ficaram mais curtos em 1,26 micro-segundos.
A contaminação dos olhares e o resultado final passa também pelo elenco e pelos restantes criativos: o elenco, Luna Andermatt, Ana Diaz, Carla Maciel, Ivo Canelas, Nuno Lopes, Romeu Costa, Sam Louwyck, São Castro, Sofia Dias, Vítor Roriz, cujas idades variam entre os 24 e os 86 anos, empresta à peça as suas experiências autobiográficas na construção desta narrativa sobre o tempo.
Gonçalo M. Tavares é o responsável pelos textos que funcionam como ponto de partida para esta criação.
Artur Pinheiro responde pelo espaço cénico e José Fortes pelo desenho de som que aqui se afirma como um elemento presente e interactivo não só face aos intérpretes como também face ao público.
Foto José Frade
FICHA TÈCNICA
Direcção Clara Andermatt e Marco Martins
A partir de textos de Gonçalo M. Tavares
Música original João Lucas
Cenografia Artur Pinheiro
Desenho de luz Nuno Meira
Figurinos Dino Alves
Assistência de Direcção Amélia Bentes e Narcisa Costa
Desenho e operação de Som José Fortes
Intérpretes Luna Andermatt, Ana Diaz, Carla Maciel, Ivo Canelas, Nuno Lopes, Romeu Costa, Sam Louwyck, São Castro, Sofia Dias, Vítor Roriz
Músicos João Lucas e Paulo Temeroso
Produção executiva SLTM/ACCCA
Uma produção SLTM
APRESENTAÇÕES
5 a 28 Novembro 2012 - Teatro S.Luiz, Lisboa
Image File:
