register tkb
|
login
please enter your e-mail and password

UMA HISTÓRIA DA DÚVIDA (1998)

UMA HISTÓRIA DA DÚVIDA (1998)

 

Uma História da Dúvida foi criada em Cabo Verde e o ponto de partida para o processo criativo teve como base entrevistas que os bailarinos e músicos fizeram à população de São Vicente.

Quatro questões foram colocadas:
O que é o Amor?, O que é a Dúvida?, O que é o Futuro?, O que é o Fim do Mundo?
Inspirados pela sabedoria das respostas, os músicos e os bailarinos começaram por as organizar em Poemas e depois os Poemas em Ritmos, Música e Gestos. Uma História da Dúvida quer traduzir em movimento, música e imagens os meandros das nossas divagações.
A peça começa com um filme que funciona como prólogo; Este filme situa-nos num território privilegiado para iniciar a viagem. Sozinho na sua mota o viajante segue o caminho delirante da vida, feito de interrogações, desejos e certezas provisórias.
A velocidade do pensamento oscila entre o medo e a fuga, o som entre o ruído e a harmonia, as imagens entre a realidade e a ficção. O que se segue é um desenvolvimento deste primeiro enunciado.
O cenário foi concebido para nos proporcionar múltiplas situações dentro do mesmo espaço. O trajecto solitário torna-se comunitário, permitindo explorar o diálogo, o conflito, a crença, o jogo - ou seja, a dimensão social da mesma viagem individual. Tudo se expressa através do movimento e da música. As palavras são fundamentais. Accionam pensamentos e emoções que formam e informam tanto o movimento como a música. Mas tudo o que é relevante do ponto de vista do significado, foi incorporado no som, no ritmo e no gesto.
 
Os intérpretes falam a maior parte do tempo, mas as palavras que por vezes murmuram, outras vezes gritam ou cantam são como que explosões da alma, não podendo ser encaradas como um discurso perceptível e coerente. Por um lado as palavras são força motriz e focos de energia para o movimento dos intérpretes. Por outro, são ingredientes poderosos do som e do ritmo na partitura musical.
Gostaria de sublinhar a importância das acções de formação realizadas nas áreas da Dança, Música, Vídeo/Cinema e Guarda-Roupa como contributo para o resultado final de Uma História da Dúvida. Embora tenham sido acções realizadas paralelamente ao processo criativo, não foram deste desligadas, até porque os universos explorados foram inevitavelmente beber às temáticas e às formas que nasciam da procura diária do trabalho de criação.
 
Foto José Fabião e Jorge Gonçalves
 
FICHA ARTÍSTICA
Direcção e coreografia Clara Andermatt
Direcção musical e composição João Lucas
Intérpretes, colaboradores, performers 
Butch (Aires Henrique Silva)
Avelino (Avelino Chantre Lopes)
Félix (Félix Lozano Sanchez)
Luís (Luís Filipe Nunes)
Boris (José Silva)
Zema (José Monteiro)
Sócrates (Sócrates Napoleão Lima)
Zezinho (José Semedo)
Músicos, colaboradores, performers 
Nut (Arlindo Gonçalves do Rosário)
Nhelas (Daniel Monteiro Rocha)
Kabum (Domingos Sá)
Voginha (José Carlos Brito)
Jonlux (João Baptista Monteiro)
Pantera (Orlando Barreto)
Malaquias (Malaquias António Costa)
 
Assistente de dramaturgia João Branco
Assistente de direcção musical Orlando Pantera
Assistente de ensaios Amélia Bentes
Cenografia MGC Arquitectos Associados
Figurinos Ana Direito
Coordenação técnica e técnico de luz Carlos Ramos
Desenho de luzes Cristóvão Veríssimo
Direcção de cena Ana Paula Mendes
Técnico de som Raul Ribeiro
 
Construção do cenário David Mendes e José Paulo Fialho
 
Filme: 
Realização  Ruy Otero 
Assistente de realização Ana Direito 
Director de fotografia / montagem João Serralha 
Actor Alberto Diogo 
Música original João Lucas Canção 
Batuko Pantera (Orlando Barreto) 
Pós-produção Áudio & Áudio Mixing Luminária
 
Desenho gráfico Carlos Gomes
Coordenação de produção Teresa Santos
Administradora Luísa Ramos
Produção Companhia Clara Andermatt
 
Co-produção 
Festival Mergulho no Futuro/EXPO’98
IPAE/Instituto Português das Artes do Espectáculo Ministério da Cultura
Fundação das Descobertas/CCB/Centro Cultural de Belém 
Serviço Acarte / Fundação Calouste Gulbenkian
MAPP/MuItiArts Projects and Productions
Com um subsídio de
The Dance Project of the New England Foundation for the Arts (Nova Iorque)
Internationales Sommertheater Festival (Hamburgo)
Companhia Clara Andermatt
Patrocínio Montepio Geral colaboração Fundação Ciência e Desenvolvimento
 
APRESENTAÇÕES
1998?
– Agosto 8, 9 – Festival Mergulho no Futuro, EXPO 98 – Centro Cultural de Belém, Lisboa – Portugal?
– Agosto 25, 26 – Internationales Sommertheater Festival, Hamburg – Alemanha
– ?Setembro 7 – 1 Bienal SESC de Dança, Santos, São Paulo – Brasil?
 
Tournée EUA:
– Outubro 2, 3, 4 – New Jersey Performing Arts Center, Newark?
– Outubro 8, 9, 10, 11 – On The Boards, Seattle?
– Outubro 16, 17 e 18 – Museum of Contemporary Art, Chicago ?
 
1999?
– Fevereiro, 2 a 26 – Residência em Cabo Verde — espectáculos e formação no Mindelo e Praia: Centro Cultural do Mindelo, São Vicente – Cabo Verde; Assembleia Nacional, Cidade da Praia – Cabo Verde
– ?Maio 28, 29 – Teatro Viriato, CRAE das Beiras, Viseu – Portugal
– Junho 8 – Teatro Castro Alves, Salvador da Bahia – Brasil?
– Junho 24 – I Teatri, Reggio Emília – Itália?
– Julho 1 – Teatro São Vicente – Cabo Verde; Assembleia Nacional, Cidade da Praia – Cabo Verde
– ?Maio 28, 29 – Teatro Viriato, CRAE das Beiras, Viseu – Portugal
– Garcia de Resende, CRAE do Alentejo, Évora – Portugal?
– Julho 9, 10 – Auditório Eunice Muñoz, Oeiras – Portugal
 
Image File: 
Video File: