Prata da Casa é um acervo de vídeos documentais que visa promover o património artístico e cultural no âmbito da dança contemporânea em Portugal. Tem como ponto de partida o movimento da Nova Dança Portuguesa, que no início de 1990 se afirmou de forma incontornável no panorama artístico português – um movimento herdeiro da dança pós-moderna americana dos anos 1960 e da nova dança europeia. Foi também a partir da década de noventa que surgiram os primeiros grupos de trabalho, estruturas associativas e outras organizações, que se propuseram promover e divulgar esta recente comunidade independente da dança contemporânea, o que proporcionou um incessante aprofundar de conceitos estéticos e formais num continuum que se estende aos dias de hoje.
Prata da Casa, enquanto acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea portuguesa, pretende inscrever, na história de uma dança recente, e no discurso da primeira pessoa, os protagonistas que têm contribuído para o desenvolvimento da dança em Portugal.
Agradecimentos
Ana Pais, André Godinho, Cristina Santos, David Clarke, Dora Carvalho, João Ribeiro, Luísa Homem, Marcelo Costa, Marco Barroso, Maria João Pocinho, Paula Varanda.
Agradecimentos especiais
Eduardo Quinhones Hall, Iñaki Zoilo, Sofia Campos e Raquel Melgue.
Aceder ao acervo aqui